CartaExpressa

Pressionado por dividendos, Prates se reúne com Lula nesta segunda-feira

A Petrobras anunciou que pagaria R$ 14,2 bilhões em dividendos do último trimestre; expectativa abaixo do esperado levou à perda de valor de mercado

Pressionado por dividendos, Prates se reúne com Lula nesta segunda-feira
Pressionado por dividendos, Prates se reúne com Lula nesta segunda-feira
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Em meio ao anúncio, feito na semana passada, de que iria distribuir dividendos aos investidores em valores menores em relação aos últimos anos, a Petrobras passa por discussões internas sobre o tema.

Nesta segunda-feira 11, por exemplo, o presidente da companhia, Jean Paul Prates, vai se encontrar com o presidente Lula (PT), em Brasília (DF). Ambos devem tratar da decisão da Petrobras de adiar a distribuição de dividendos extraordinários aos acionistas.

Graças a uma mudança feita no ano passado, a Petrobras reduziu o percentual do fluxo de caixa livre que distribuía aos acionistas. Dos 60% que estavam vigentes desde 2011, o percentual caiu para 45%.

Dessa forma, a companhia confirmou que distribuirá 14,2 bilhões de reais em dividendos para o último trimestre do ano passado. O montante é abaixo do que esperava o mercado, o que fez a petroleira perder 55,3 bilhões de reais em valor de mercado na última sexta-feira 8.

Prates garante que não partiu de Lula nenhuma decisão sobre a mudança na política de dividendos. 

“O presidente não deu nenhuma ordem sobre a questão dos dividendos. Nós estamos discutindo isso com o acionista majoritário, dentro dos espaço possíveis. Houve uma discussão a tempo do anúncio do balanço, havia necessidade de fechar o balanço. E foi definido que a gente adiaria a discussão”, disse Prates, em entrevista publicada hoje pelo portal G1.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo