Mundo

Venezuela tem primeiro mês de queda de preços em 17 anos

País atravessou um longo ciclo de hiperinflação, em meio a uma crise econômica aguda

Venezuela tem primeiro mês de queda de preços em 17 anos
Venezuela tem primeiro mês de queda de preços em 17 anos
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Foto: Marcelo Garcia/AFP
Apoie Siga-nos no

Os preços retrocederam 0,5% na Venezuela em fevereiro, estimou, nesta quarta-feira 6, o Observatório Venezuelano de Finanças (OVF), referência privada diante da escassez de estatísticas oficiais.

É a primeira vez em anos que se registra um mês de queda de preços na Venezuela, país que atravessou um longo ciclo de hiperinflação, em meio a uma crise econômica aguda.

O OVF alertou para a queda do consumo como uma das principais causas desse fenômeno. Já a inflação em 12 meses, de 85%, continua sendo uma das mais altas do mundo.

“No setor de alimentos, que tem maior peso no índice, foram observados alguns descontos e ofertas em bens de consumo, como expressão da fragilidade da demanda e da queda do consumo”, explicou o OVF. Os preços dos alimentos caíram 3,1%.

A valorização pontual do bolívar em relação ao dólar foi uma das chaves para esse resultado, destacou o Observatório.

As estatísticas históricas de inflação mensal publicadas no site do Banco Central da Venezuela vão até 2007. Os números oficiais da variação de preços na região metropolitana de Caracas abrangem um período mais longo, com março de 2007 (-0,7%), fevereiro de 2006 (-0,4%) e fevereiro (-1,9%) e março (-0,1%) de 1988 como as últimas quedas.

A inflação na Venezuela tem sido crônica nas últimas décadas, embora tenha diminuído após a decisão de flexibilizar o controle econômico e monetário que marcou as mais de duas décadas de governos chavistas.

O aumento dos preços ficou em 189,8% em 2023, depois de alcançar 234% em 2022 e 686% em 2021, segundo o BCV.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo