Justiça
2ª Turma do STF arquiva processo contra Aécio Neves por corrupção
A investigação começou em 2020, com base na delação premiada do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro


Por 4 votos a 1, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal arquivou um inquérito contra o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) sobre suposta prática de corrupção passiva pelo recebimento de propina da construtora OAS.
A investigação começou a pedido da Procuradoria-Geral da República em 2020, com base na delação premiada do ex-presidente da empreiteira Léo Pinheiro. O caso tramitava em sigilo.
Na colaboração, o executivo apontou suposto pagamento de propina ao tucano, entre 2010 e 2012, com o objetivo de impulsionar contratos da OAS em obras em Minas Gerais.
A CartaCapital, o advogado Alberto Toron classificou as acusações como “resquícios de uma época em que o Estado Democrático do Direito Brasileiro foi atacado e ameaçado pelo projeto pessoal de poder de alguns membros de algumas instituições”.
A tese vencedora no julgamento partiu do ministro Gilmar Mendes, que disse não ter visto “elementos mínimos a sustentar a investigação e manutenção do inquérito a partir das diligencias investigativas”.
Apenas Edson Fachin votou por manter uma decisão do ministro aposentado Ricardo Lewandowski que havia remetido os autos do processo à Justiça Federal de Minas Gerais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Quem é Marconi Perillo, novo presidente do PSDB e aliado de Aécio
Por Wendal Carmo
Tribunal confirma absolvição de Aécio no caso Joesley Batista
Por CartaCapital
Gilmar Mendes derruba decisão da Justiça Eleitoral e manda inquérito sobre Aécio ao STF
Por CartaCapital