Sociedade
Polícia de Minas prende homem que confessou ter assassinado soldado da Rota no litoral paulista
Kaique Coutinho do Nascimento foi preso em Uberlândia, na quarta-feira 14


A Polícia Militar de Minas Gerais prendeu na quarta-feira 14, em Uberlândia, um jovem que confessou ter assassinado o soldado Samuel Wesley Cosmo, das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. O caso aconteceu em 2 de fevereiro.
O homem, identificado como Kaique Coutinho do Nascimento, foi encontrado após a corporação receber uma denúncia de tráfico de drogas no bairro Gávea Sul.
Ele tentou despistar os agentes com um nome falso, mas a equipe confirmou haver um mandado de prisão expedido pela Justiça de São Paulo. Na ocasião, a PM apreendeu com Nascimento 10 mil reais, cerca de 20 munições e entorpecentes. No local, ele estava com outro homem, que também responderá por narcotráfico.
A morte de Cosmo intensificou as ações da Operação Escudo, retomada neste ano no litoral paulista.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que a segunda etapa da operação, iniciada em 7 de fevereiro, soma 21 mortos pelos agentes. Segundo a pasta, todos os homicídios teriam ocorrido após confrontos com policiais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

As perguntas sem resposta sobre a fuga inédita em um presídio de segurança máxima
Por CartaCapital
Lewandowski manda revisar protocolos após fuga de presos no Rio Grande do Norte
Por Wendal Carmo