CartaExpressa
Reunião de Bolsonaro é uma confissão de crime a céu aberto, diz ministro da AGU
Segundo a PF, o encontro de 5 de julho de 2022 ‘revela o arranjo de dinâmica golpista’


O ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, chamou de “confissão de crime a céu aberto” a reunião comandada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) em 5 de julho de 2022.
A gravação do encontro é um dos elementos que basearam a operação da Polícia Federal sobre a articulação de um golpe de Estado naquele ano. Clique aqui para assistir à íntegra.
“Essas pessoas, que se diziam cristãs, queriam tirar do povo o direito de escolher livremente, como preceitua a Constituição do Brasil”, criticou Messias, em publicação no X, neste sábado 10. “Mas graças à força da legalidade das nossas instituições e da resistência popular o golpe foi impedido.”
Os fatos apurados pela PF na operação da última quinta-feira 8 configuram, em tese, os crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
Para a corporação, a reunião de 5 de julho “revela o arranjo de dinâmica golpista, no âmbito da alta cúpula do governo, manifestando-se todos os investigados que dela tomaram parte no sentido de validar e amplificar a massiva desinformação e as narrativas fraudulentas” sobre as eleições e as instituições.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo de SP afasta major alvo de operação da PF contra trama golpista sob Bolsonaro
Por CartaCapital
Após menção em reunião de Bolsonaro, OAB divulga manifestações em defesa das urnas
Por CartaCapital
‘Raramente eu usava a inteligência’: como Bolsonaro tenta se descolar de Heleno sobre infiltração da Abin na eleição
Por CartaCapital