CartaExpressa
Governo de SP afasta major alvo de operação da PF contra trama golpista sob Bolsonaro
Segundo a Polícia Federal, o militar fazia parte do chamado ‘Núcleo de desinformação e ataques ao sistema eleitoral’


O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) afastou da Prodesp, uma empresa de tecnologia, o major da reserva Ângelo Martins Denicoli, um dos alvos da operação deflagrada nesta semana pela Polícia Federal para apurar a articulação de um golpe de Estado em 2022. Ele recebia quase 28 mil reais mensais líquidos, segundo o Portal da Transparência.
Na decisão em que autorizou a ação da PF, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mencionou as transmissões ao vivo com fake news sobre as urnas promovidas pelo argentino Fernando Cerimedo.
A investigação apontou, de acordo com o magistrado, “existência de relação do major Denicoli com Fernando Cerimedo, no sentido de disseminar desinformação” a respeito do sistema eleitoral brasileiro.
Denicoli faria parte de um dos núcleos do que a PF definiu como grupo criminoso – especificamente, o chamado “Núcleo de desinformação e ataques ao sistema eleitoral”.
O militar ocupava o posto de assessor especial na Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo. “A Prodesp confirma o afastamento do funcionário de suas funções”, informou a empresa pública neste sábado 10.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após menção em reunião de Bolsonaro, OAB divulga manifestações em defesa das urnas
Por CartaCapital
‘Raramente eu usava a inteligência’: como Bolsonaro tenta se descolar de Heleno sobre infiltração da Abin na eleição
Por CartaCapital
Quem são os ‘traíras’ citados por Bolsonaro em reunião do golpe
Por Wendal Carmo