Educação
No Complexo do Alemão, Lula propõe manchete otimista para os jornais
O presidente esteve no Rio de Janeiro para a inauguração de um novo instituto federal na região


Esqueça as manchetes de violência, a palavra do dia é educação. De passagem peloComplexo do Alemão, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), propôs uma manchete otimista para os jornais, destacando a inauguração de um novo Instituto Federal na região.
“Eu queria pedir uma edição especial para a capa do jornal O Globo, do jornal O Dia, do Extra: hoje, dia 7 de fevereiro, não foi um delegado ou um capitão da polícia que veio anunciar a quantidade de mortes no Complexo do Alemão. Hoje, o governo federal e o governo municipal vieram aqui dizer: dia 7 de fevereiro, quem veio ao Complexo do Alemão foi a educação, para salvar essa gente. Eu estou até ditando a manchete para os jornais. Dia 7 de fevereiro foi o dia da educação no Complexo do Alemão”, disse o presidente.
O evento, realizado nesta quarta-feira 7, foi celebrado para anunciar a doação de um terreno público e o investimento de 15 milhões de reais para a criação de mais uma unidade Instituto Federal no Rio de Janeiro.
O campus poderá receber até 1,4 mil estudantes e tem data prevista de inauguração em dezembro de 2025.
Os recursos da obra foi provisionado por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que também prevê a construção de outras 100 unidades de institutos federais, com o valor total de investimento de 3,9 bilhões de reais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

No Rio, Lula elogia Paes e amplia os sinais de possível aliança eleitoral em 2024
Por CartaCapital
Governo Lula publica MP para isentar do Imposto de Renda quem ganha até 2 salários mínimos
Por CartaCapital