CartaExpressa
‘Abin paralela’: Deputados vão ao Conselho de Ética pela cassação de Ramagem
O deputado bolsonarista, ex-diretor da agência, foi alvo de uma operação da Polícia Federal


Deputados e lideranças do PSOL e da Rede acionaram o Conselho de Ética da Câmara com um pedido de cassação de Alexandre Ramagem (PL-RJ), dias após o bolsonarista ser alvo de uma operação da Polícia Federal sobre um suposto esquema de monitoramento ilegal por meio da Agência Brasileira de Inteligência.
Ramagem comandou a Abin entre 2019 e 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
O argumento da representação contra o deputado é que ele teria violado os princípios de legalidade, moralidade e impessoalidade na agência. Embora a suposta conduta tenha ocorrido antes de Ramagem ser eleito deputado, diz o documento, a cassação se justificaria porque os atos atingem “a honra e a imagem da Câmara”.
“É inaceitável, no Estado Democrático de Direito, a instrumentalização de órgão público para perseguição política. Infelizmente, isso se tornou modus operandi no então governo Bolsonaro, tendo o Representado sido parte fundamental nessa engrenagem”, dizem os parlamentares.
O presidente do Conselho de Ética é o deputado Lomanto Júnior (União-BA). Ainda não há uma data prevista para o colegiado analisar a representação contra Ramagem.
Assinam o pedido de cassação, entre outros, o líder do PSOL na Câmara, Guilherme Boulos (SP); a porta-voz da Rede, Heloisa Helena; a deputada Luiza Erundina (PSOL-SP); e o deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Funcionário demitido da Abin pode ter apagado dados, diz Ramagem
Por CartaCapital
Ministros do STF e senadores da CPI da Covid eram monitorados pela ‘Abin paralela’, diz TV
Por CartaCapital
Agente da Abin é demitido por suspeita de ‘blindar’ Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas
Por Ana Luiza Basilio
Caso Abin: ‘Governo continua refém dos militares’, diz historiadora
Por Brasil de Fato