Política
Silvio Almeida aciona AGU contra deputados bolsonaristas após ofensas em audiência
Sem provas, os parlamentares tentaram associar o ministro com facções criminosas


O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para pedir que o órgão processe os deputados bolsonaristas Gilvan da Federal e Marcos Pollon, ambos do PL.
Em dezembro, em audiência pública das comissões de Fiscalização Financeira e Controle e Segurança Pública, os parlamentares tentaram associar o ministro com facções criminosas.
“Em seu pronunciamento, o parlamentar insinua a prática de fatos criminosos a mim, em clara ofensa a minha honra, especificamente como Ministro de Estado do Governo Federal”, diz o ministro no documento.
Na ocasião, Gilvan (ES) disse que o Ministério dos Direitos Humanos “tem ligação” com a facção criminosa e que o governo “bate palma” para bandido. Na mesma audiência, Marcos Pollon (MS) também insinuou que o ministro teria relação com a organização criminosa Comando Vermelho.
“O senhor, como advogado, tinha relações anteriores com o CV ou essas relações só se deram após sua posse como ministro?”, disse o parlamentar. A sessão foi encerrada por causa da confusão gerada pelas falas dos deputados.
A audiência foi convocada após o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania bancar a ida de Luciane Barbosa Farias, casada com o homem apontado como líder da facção Comando Vermelho no Amazonas.
A pasta, comandada por Almeida, disse que a indicação de Luciane foi feita pelo Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Amazonas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.