CartaExpressa
PF cumpre mandados da Operação Lesa Pátria contra empresários em Barueri
O objetivo é identificar pessoas ligadas aos atos golpistas do 8 de Janeiro
A Polícia Federal (PF) cumpriu três mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira 24, na cidade de Barueri (SP).
A ação é um desdobramento da 23ª fase da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar pessoas envolvidas no planejamento e no financiamento dos atos golpistas do 8 de Janeiro.
A PF indicou que as ações foram cumpridas hoje por “conveniência investigativa”. A fase mais recente da operação foi a 24ª, que, na semana passada, realizou busca e apreensão contra o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ).
Segundo informações do jornal O Globo, um dos alvos de hoje é o empresário Mario Ari Luft, que é proprietário de uma empresa que realiza transporte de cargas para o agronegócio e armazenagem.
Ainda de acordo com a publicação, Luft teria financiado ônibus que levaram manifestantes a Brasília (DF) e orientado os movimentos golpistas. Até o momento, o empresário não se manifestou sobre a ação de hoje da PF.
A corporação informou que “os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Após elogiar, Valdemar recua e diz que Lula ‘não chega aos pés’ de Bolsonaro
Por CartaCapital
De saída do Republicanos, Carlos Bolsonaro vai presidir o PL no Rio
Por Wendal Carmo
Por que apostar todas as fichas no STF contra o bolsonarismo é um erro
Por Gustavo Freire Barbosa


