Justiça
Tribunal de Justiça de São Paulo aprova primeiro concurso só para juízas
A vencedora do concurso preencherá o cargo deixado pelo desembargador José Tarciso Beraldo, que se aposentou em janeiro


O Tribunal de Justiça de São Paulo aprovou a abertura de um concurso exclusivo a mulheres para o cargo de desembargadora, em sessão do Conselho Superior da Magistratura da terça-feira 16.
A aprovação foi publicada na edição desta quarta-feira 17 do Diário da Justiça Eletrônico. Será o primeiro concurso exclusivo para juízas no Brasil.
Diário de JustiçaSegundo o documento, a vencedora do concurso preencherá o cargo deixado pelo desembargador José Tarciso Beraldo, que se aposentou em 8 de janeiro.
O edital seguirá os termos da Resolução nº 525 de 27 de setembro de 2023 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe de ações afirmativas para o acesso de magistradas aos tribunais de 2º grau.
A resolução, instituída na gestão da então presidente Rosa Weber, prevê editais exclusivos para mulheres quando os tribunais não alcançarem a proporção de 40% e 60% por gênero.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.