CartaExpressa
Zanin é relator de recurso contra inelegibilidade de Bolsonaro
Em junho, o ex-presidente foi condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação


O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, foi sorteado relator do recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra decisão do Tribunal Superior Eleitoral que o tornou inelegível por oito anos.
Na decisão de junho, o TSE entendeu que o ex-presidente praticou abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por ataques às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral brasileiro.
Na ocasião, Bolsonaro esteve reunido com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, e disparou ataques sobre as urnas eletrônicas.
Em agosto, a defesa do ex-presidente questionou a decisão junto ao TSE. O pedido serviu como “contestação prévia”, procedimento necessário para viabilizar um recurso no STF sobre o mesmo tema.
O recurso foi protocolado no Supremo no dia 18 de dezembro. No dia seguinte, foi definido por sorteio que a relatoria ficaria com Carlos Zanin, ex-advogado do presidente Lula (PT).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lira quer se antecipar ao TSE em regulamentação da inteligência artificial na eleição
Por CartaCapital
Lula nomeia Vera Lúcia como ministra substituta do TSE
Por Agência Brasil
Maioria do STF reafirma validade de resolução do TSE contra fake news
Por Agência Brasil
TSE cassa prefeito e vice por barreiras na cidade no dia da eleição
Por CartaCapital