Economia
Lula sanciona projeto prioritário de Haddad que deve render R$ 35 bilhões
A chamada MP das subvenções foi aprovada na semana passada pelo Congresso Nacional
O presidente Lula (PT) sancionou na noite desta sexta-feira 29 a chamada MP das subvenções, um dos projetos prioritários de Fernando Haddad para ampliar a arrecadação do governo federal. A estimativa é de que a nova legislação renda 35 bilhões de reais em 2024.
O texto foi sancionado sem nenhum veto. A medida havia sido aprovada pelo Senado Federal na quarta-feira da semana passada por um placar de 48 votos favoráveis e 22 contrários. Em linhas gerais, o texto corta um abatimento de impostos federais por incentivos financeiros nos estados via ICMS.
A justificativa era de estimular a modernização da produtividade. Haddad, no entanto, via desvio de finalidade na ação, já que as empresas pararam de usar o benefício para o fim proposto.
A partir de hoje, o governo passará a ceder os benefícios com os impostos federais apenas se os incentivos forem destinados de fato a investimentos em melhorias nas empresas.
O modo como o benefício será concedido também muda. Se, antes, o incentivo era abatido diretamente no IRPJ e na CSLL, agora o empresário será tributado normalmente e, até dois anos depois, será ressarcido em 25% do IRPJ, caso comprove que utilizou os incentivos para os devidos fins de investimento.
Já em relação aos impostos não pagos nos últimos anos e que são reivindicados pela Fazenda na Justiça, o governo cedeu um desconto de 80% aos empresários devedores.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Senado aprova projeto prioritário de Haddad que deve render R$ 35 bilhões
Por Victor Ohana
Pacheco reage ao pacote de medidas de Haddad para buscar déficit zero: ‘Estranheza’
Por CartaCapital
‘Bancada de empresários’ pressiona Pacheco contra MP de Haddad
Por CartaCapital



