CartaExpressa
Gleisi celebra novo limite sobre juros do cartão de crédito: ‘Parte da batalha vencida’
Juros não poderão mais ultrapassar o valor da dívida original, segundo decisão do Conselho Monetário Nacional


A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, celebrou o estabelecimento das novas regras sobre os juros do cartão de crédito por meio do programa Desenrola Brasil, elaborado pelo governo Lula (PT).
Na quinta-feira 21, o Conselho Monetário Nacional divulgou a conclusão de um acordo que define que os juros do cartão de crédito não podem ultrapassar o valor da dívida original. Atualmente, esses juros ultrapassam os 400% ao ano, situação considerada inapropriada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Em postagem neste sábado 23, Gleisi classificou o feito como “batalha vencida”.
“O ano vai chegando ao fim com parte da batalha contra os juros altos no cartão de crédito vencida”, escreveu a presidente do PT, na rede social X, o antigo Twitter. “Um débito de mil reais em um ano podia superar os 4 mil reais, e, na nova regra, não pode passar de 2 mil.”
De acordo com o Ministério da Fazenda, as regras passam a valer em 3 de janeiro. A iniciativa já estava prevista na lei do Desenrola, voltada para o refinanciamento de dívidas de pessoas físicas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.