CartaExpressa
Bolsonaristas são os mais otimistas com a situação financeira dos próximos 6 meses, mostra pesquisa
No grupo de eleitores do ex-capitão monitorado pela PoderData, 54% acreditam que a situação econômica vai melhorar no próximo semestre


Os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) são os mais otimistas com a situação econômica e financeira dos próximos 6 meses. A conclusão é da nova rodada da pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira 21.
De acordo com o levantamento, 54% dos eleitores do ex-capitão acreditam que a situação financeira vai melhorar no próximo semestre, enquanto 51% de quem votou em Lula (PT) faz a mesma afirmação. A média geral, sem levar em conta o voto no 2º turno de 2022, é de 52%.
A média de pessimismo, por sua vez, também é pouco maior entre os apoiadores do ex-presidente: 16% acreditam em piora. Eleitores do petista somam 12% neste quesito. A média geral é de 14%.
Já aqueles que não apontam perspectiva de mudanças da situação somam 26% entre bolsonaristas, 31% entre os votantes do atual presidente e 29% na média geral.
A pesquisa divulgada nesta quinta-feira foi realizada entre os dias 16 e 18 de dezembro, com 2.500 entrevistas por telefone. A margem de erro geral é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Na quarta-feira, o recorte principal do levantamento mostrou Lula com 46% de aprovação e 44% de desaprovação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

A visão de católicos e evangélicos sobre o 1º ano de governo Lula, segundo pesquisa
Por CartaCapital
Os índices de aprovação e reprovação a Lula após o 1º ano de governo, segundo pesquisa PoderData
Por CartaCapital
Lula encerra 2023 com 54% de aprovação, aponta Quaest
Por CartaCapital
Lula destaca diálogo como marca do governo em 2023: Pobre de quem troca por metralhadora
Por André Lucena