CartaExpressa
Governo Milei anuncia ‘sanções severas’ contra quem bloquear ruas em protestos
O porta-voz Manuel Adorni antecipou um protocolo para ‘manutenção da ordem pública’


O porta-voz da Presidência da Argentina, Manuel Adorni, afirmou nesta quinta-feira 14 que o governo de Javier Milei anunciará um protocolo com “sanções severas” a quem bloquear ruas e impedir a circulação de pessoas, em um recado aos chamados “piqueteiros”.
Segundo Adorni, a divulgação de medidas “para a manutenção da ordem pública contra o bloqueio de vias de circulação” será feita nesta tarde pela ministra da Segurança, Patricia Bullrich, seguindo recomendações de Milei.
“Por instrução do presidente da Nação e sob o conceito de ‘dentro da lei, tudo, fora da lei, nada'”, justificou o porta-voz.
Em seu primeiro discurso como presidente, Milei já havia advertido que manifestantes que bloqueassem ruas e impedissem o direito de circulação de outras pessoas não teriam apoio.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

RSF: assassinatos de jornalistas registram queda em 2023
Por AFP
Papa Francisco pede tratado internacional para regular IA
Por AFP
Israel intensifica bombardeios em Gaza apesar das divergências com EUA
Por AFP
Quase metade das bombas utilizadas por Israel em Gaza não são guiadas, aponta site
Por André Lucena