CartaExpressa
Planalto rebate versão de Zelensky e diz que o líder ucraniano recebeu convite para a posse de Lula
O governo Lula lembrou que a Ucrânia enviou a vice-primeira-ministra, Yulia Svyrydenko


O Palácio do Planalto negou nesta segunda-feira 11 que não tenha convidado o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para a posse de Lula (PT), em 1º de janeiro.
No domingo 10, Zelensky foi questionado pela TV Globo sobre o motivo de ter comparecido à posse de Javier Milei, na Argentina, e não ter ido à cerimônia de Lula.
“Não fui à posse de Lula porque não fui convidado. Aqui, Milei me ligou e convidou. Se me chamarem para ir ao Brasil, eu vou. Já convidei Lula para ir à Ucrânia”, respondeu o líder ucraniano.
Em nota, o Palácio do Planalto rebateu a alegação e informou que Zelensky recebeu o convite.
“A Ucrânia enviou a vice-primeira-ministra, Yulia Svyrydenko, que se reuniu com Lula no dia 31 de dezembro de 2022”, detalha o comunicado. “Ela trouxe os cumprimentos de Zelensky e disse que ele não pôde vir devido à guerra com a Rússia. O encontro foi público.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo Lula negocia assentar famílias do MST em definitivo após incêndio em acampamento, diz ministro
Por Wendal Carmo
Lula recebe familiares de brasileiro refém do Hamas
Por CartaCapital
Posse de Lula foi tema político mais pesquisado no Google em 2023; veja o ranking
Por CartaCapital