Mundo
Governo inicia operação para resgatar novo grupo de brasileiros em Gaza
Avião da FAB tem previsão de decolar nesta quinta-feira rumo ao Egito; autorização para que brasileiros cruzem fronteira pode sair ‘a qualquer momento’


O governo federal inicia nesta quinta-feira 7 a operação para resgatar um novo grupo de brasileiros da zona de conflito entre Israel e Hamas em Gaza.
O avião da Força Aérea Brasileira que fará o transporte do grupo tem previsão inicial para decolar nesta quinta do Rio de Janeiro rumo ao Egito. O governo, no entanto, não descarta um ‘atraso’ caso a autorização de travessia do grupo não ocorra.
A autorização para que os brasileiros deixem Gaza já foi solicitada pelo governo federal. Até aqui, no entanto, não há retorno oficial. Fontes diplomáticas informaram ao jornal O Globo desta quinta-feira que a liberação deve sair ‘a qualquer momento’.
O sul do enclave, onde se encontra o grupo, está sob intenso bombardeio israelense. Desde que a trégua foi encerrada, cidades como Khan Yunis e Rafah se tornaram alvos do Exército de Benjamin Netanyahu. A região, importante registrar, é justamente o local para o qual Israel ordenou que civis se deslocassem após o agravamento do conflito.
O grupo a ser resgatado de Gaza pelo governo é formado por 41 brasileiros e pouco mais de 30 familiares palestinos. Eles estão Rafah, do lado palestino, aguardando até que sejam liberados. Ao todo, a expectativa do governo é trazer um grupo ainda maior, de 102 pessoas. Destas, 85 estão na zona mais tensa do conflito e outras 17 em cidades próximas.
O novo resgate, quando concluído, fará com que o número de repatriados pelo governo brasileiro se ultrapasse 1.500. Ao todo, 1.400 pessoas foram trazidas de Israel para o Brasil em voos iniciais. Depois, o Brasil ainda conseguiu resgatar 32 brasileiros que estavam em Gaza, epicentro do confronto, e outras 32 que se encontravam na Cisjordânia, outra zona de tensão entre Israel e Hamas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Brasil vai enviar novo voo para resgatar mais brasileiros em Gaza na quinta
Por CartaCapital
Combates intensos em cidade do sul de Gaza cercada por tropas israelenses
Por AFP
ONU denuncia que palestinos em Gaza vivem em ‘um horror absoluto’
Por AFP