CartaExpressa
Ex-comandante da PM preso por omissão no 8 de Janeiro passa mal e é levado para hospital
No fim de novembro, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, manteve a prisão preventiva de Jorge Eduardo Naime


O coronel da Polícia Militar do Distrito Federal Jorge Eduardo Naime, preso por suspeita de omissão nos atos golpistas de 8 de Janeiro, passou mal na segunda-feira 4 e foi levado a uma unidade de saúde. Na sequência, retornou para a unidade prisional.
No fim de novembro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, manteve a prisão preventiva de Naime e outros seis oficiais da PM-DF denunciados por omissão diante dos ataques golpistas.
A esposa do coronel, Maria Adôrno Naime, disse nas redes sociais que ele foi levado ao hospital “com dores fortes no peito” e teria sido diagnosticado com “tromboflebite aguda na veia cefálica”.
Em junho, Jorge Naime prestou depoimento à CPMI do 8 de Janeiro. Na ocasião, o ex-comandante do Departamento Operacional da PM-DF admitiu falhas na contenção dos ataques, mas alegou que seu setor não havia recebido os alertas de inteligência anteriores ao vandalismo.
O coronel relatou ainda que o Exército teria impedido sua tentativa de desmobilizar o acampamento bolsonarista em frente ao quartel-general da Força em Brasília, no fim de dezembro. Naime disse ter tentado colocar os seus agentes de segurança no local, mas que “o Exército tomou a frente e disse que faria o policiamento com a própria Polícia do Exército”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Polícia Federal deflagra nova fase da operação contra golpistas do 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Deputado apresenta relatório paralelo em CPI no DF e pede o indiciamento de Bolsonaro pelo 8 de Janeiro
Por CartaCapital
CPI sobre o 8 de Janeiro no DF aprova relatório que isenta Bolsonaro e Anderson Torres
Por CartaCapital
A mudança que a OAB tenta fazer no STF e pode impactar julgamentos do 8 de Janeiro
Por CartaCapital