Justiça
Associação de juízes e Fórum de Segurança: os ‘novos’ apoiadores da indicação de Dino ao STF
A sabatina de Flávio Dino no Congresso deverá acontecer ainda neste mês de dezembro
Indicado pelo presidente Lula (STF) ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, recebeu nos últimos dias apoios de entidades da comunidade jurídica do país.
Ainda na semana passada, por exemplo, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) citou que Dino reúne “todos os atributos exigidos” para a função e parabenizou a escolha. Antes de iniciar a sua carreira política, Dino exerceu a magistratura e chegou a presidir a AJUFE.
Já o Fórum Brasileiro de Segurança Pública aproveitou para destacar, no último domingo 3, a “importância da indicação” do nome de Dino à Corte, destacando a atuação dele “na defesa intransigente da ordem democrática ante as ameaças de ruptura e instabilidade institucional que abalaram a República no começo deste ano, em janeiro”.
A entidade também destaca “a retomada de políticas responsáveis de controle e rastreabilidade de armas de fogo” e “as ações de prevenção e enfrentamento aos ataques violentos nas escolas” da pasta comandada por Dino.
Nota pública reforçando a importância da indicação pelo Presidente @LulaOficial do nome de @FlavioDino ao @STF_oficial @SenadoFederal pic.twitter.com/9K7PtFdmSO
— Renato Sérgio de Lima 🇧🇷 (@RenatoSdeLima) December 3, 2023
Entretanto, o atual ministro sai da Esplanada dos Ministérios tendo a segurança pública como o tema com pior avaliação do atual governo. Segundo a mais recente pesquisa do instituto AtlasIntel, divulgada no final de novembro, 41% dos entrevistados avaliaram negativamente o desempenho do governo no que se refere à segurança pública.
Outro apoio recebido por Dino no final de semana veio do Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília (DF). No último sábado 2, em postagem nas redes sociais, Dino publicou um vídeo em que aparece recebendo uma Bíblia da liderança religiosa.
A sabatina de Flávio Dino no Congresso deverá acontecer ainda neste mês de dezembro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Gordofobia contra Dino nas redes dispara após indicação para o STF
Por CartaCapital
Dino cassa a aposentadoria de delegado da PF por fraude
Por CartaCapital
Mendonça mantém silêncio sobre Dino e contrasta com Kassio Nunes
Por Leonardo Miazzo
Dino escreve carta a senadores e diz que será técnico e imparcial no STF
Por CartaCapital



