CartaExpressa
Quaest: 1 a cada 3 eleitores de Lula e Bolsonaro não acredita em reatar amizades perdidas na campanha
O dado consta do livro ‘Biografia do Abismo’, de Felipe Nunes e Thomas Traumann


Um levantamento da Quaest em junho deste ano apontou que 32% dos eleitores de Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) declararam não acreditar que reatariam amizades perdidas durante a campanha eleitoral de 2022.
O dado está no livro Biografia do Abismo, de Felipe Nunes (CEO da Quest) e do jornalista Thomas Traumann, recém-lançado.
Também segundo a obra, 25% dos brasileiros dizem que se sentiriam mal se seus filhos estudassem em uma escola onde muitos pais tivessem visões políticas distintas.
No livro, Nunes e Traumann partem de pesquisas de comportamento e opinião para explorar as causas e as consequências da polarização política no Brasil e no mundo, enquanto comentam sobre os possíveis cenários de futuro para o País.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Brasil na Opep+ alertará produtores de petróleo sobre o fim dos combustíveis fósseis, diz Lula
Por CartaCapital
TRF-1 nega recurso e mantém ação de improbidade contra Bolsonaro no caso ‘Wal do Açaí’
Por Wendal Carmo
Deputado apresenta relatório paralelo em CPI no DF e pede o indiciamento de Bolsonaro pelo 8 de Janeiro
Por CartaCapital