Justiça

Associação de delegados vai ao STF contra a recriação da Secretaria de Segurança Pública do Rio

Associação afirma que a a criação da secretaria por meio de decreto é inconstitucional

Associação de delegados vai ao STF contra a recriação da Secretaria de Segurança Pública do Rio
Associação de delegados vai ao STF contra a recriação da Secretaria de Segurança Pública do Rio
Secretaria da Secretaria de Segurança Pública foi extinta em 2019. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) foi ao Supremo Tribunal Federal para tentar suspender a recriação da Secretaria de Segurança Pública do estado do Rio, anunciada pelo governador Cláudio Castro (PL) nesta segunda-feira 27.

A associação afirma que a a criação da secretaria por meio de decreto é inconstitucional já que não foi apreciada pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O grupo afirma que a medida poderia ainda tirar a autonomia das polícias.

A lei estadual determina que qualquer mudança na estrutura do governo passe pela aprovação da Casa. O projeto sobre a criação da secretaria foi encaminhado para a Alerj.

A secretaria da Secretaria de Segurança Pública foi extinta em 2019 pelo então governador Wilson Witzel.

Depois, houve a divisão entre a Secretaria da Polícia Civil e a Secretaria da Polícia Militar – cada chefe de corporação ganhou status de secretário.

Com a recriação, o os atuais secretários devem retornar para seus antigos cargos.

O Rio de Janeiro passa por uma crise na segurança pública. Desde 6 de novembro, está em vigor o decreto de Garantia da Lei e da Ordem em portos e aeroportos do estado. A operação deve ocorrer até 3 de maio de 2024 e foi autorizada pelo presidente Lula (PT).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo