CartaExpressa
PSB se articula para manter o comando do Ministério da Justiça após a saída de Dino
A sigla comanda duas outras pastas: Micro e Pequenas Empresas, com Márcio França, e Desenvolvimento, Indústria e Comércio, com Geraldo Alckmin


O líder do PSB na Câmara dos Deputados, Felipe Carreras (PE), afirmou que o partido pedirá ao presidente Lula (PT) a nomeação de Ricardo Cappelli para suceder Flávio Dino no comando do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
Atualmente, a legenda comanda duas outras pastas: Micro e Pequenas Empresas, com Márcio França, e Desenvolvimento, Indústria e Comércio, com o vice-presidente Geraldo Alckmin.
“Vamos enviar uma carta ao presidente Lula com a reivindicação e a indicação do Cappelli, que está fazendo um grande trabalho”, disse Carreras na terça-feira 28.
Capelli, filiado ao PSB, é o secretário-executivo do Ministério da Justiça e ganhou projeção após o 8 de Janeiro, quando foi escolhido como interventor federal na segurança pública do Distrito Federal.
A saída de Dino, indicado para o Supremo Tribunal Federal, também pode reacender os debates sobre o desembramento da pasta, com a eventual recriação do Ministério da Segurança Pública. O governo, porém, nega oficialmente discutir a possibilidade.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Ministro do STF não tem partido ou lado político’: Dino inicia périplo em busca de votos no Senado
Por CartaCapital
O único ministro do STF que ainda não elogiou a indicação de Dino
Por CartaCapital
Alckmin evita comentar futuro do Ministério da Justiça após indicação de Dino: ‘cada coisa no seu tempo’
Por Wendal Carmo