CartaExpressa
Tereza Cristina é convidada para relatar PEC que fixa mandatos no STF, diz autor do texto
Nome de ex-ministra de Bolsonaro foi avalizado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco
A ex-ministra e senadora Tereza Cristina, pode ser a relatora da PEC que fixa mandato para ministros do Supremo Tribunal Federal. A informação foi divulgada pelo senador Plínio Valério (PSD-AM), autor da proposta, em entrevista à CNN Brasil neste domingo 26.
Ao ser convidada, a senadora pediu alguns dias para dar uma resposta, disse Valério.
O convite partiu do senador e também do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Em sua avaliação, a discussão começaria ainda neste ano, mas a votação ficaria para 2024.
Sobre a repercussão do andamento da PEC, ele defende que a proposta é “consciente”.
“A proposta começa a colocar freio no Supremo. Os ministros que entrariam depois da lei não teriam a sedução de se julgarem semideuses, porque teriam mandato com início, meio e fim. Eles (ministros) podem muito mas não podem tudo. A PEC é simples mas consciente”, afirma o senador.
“A Constituição que está em vigor é a de 1988 e não a que está na cabeça deles. Eles têm o papel de julgar e não legislar; eles não saíram nas ruas pedindo votos como nós, políticos”, completa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PEC para limitar poderes do STF é desnecessária e oportunista, diz Pedro Serrano
Por Ana Luiza Basilio e Caio César
Como Lula entrou em campo para reduzir a tensão após PEC que interfere no STF
Por CartaCapital
Em meio a ofensiva contra o STF, Câmara também tem PEC para suspender decisões da Corte
Por CartaCapital
O que dizem as PECs do Senado para fixar mandatos de ministros do STF
Por CartaCapital


