CartaExpressa
Ação policial em Salvador deixa seis mortos e um policial ferido
Com este caso, a Bahia registra ao menos 19 mortes decorrentes de intervenção policial em novembro, segundo dados do governo estadual


Uma ação policial no bairro Tancredo Neves, na periferia de Salvador, deixou seis pessoas mortas e um policial ferido na segunda-feira 20. Com este caso, a Bahia registra ao menos 19 mortes decorrentes de intervenção policial em novembro.
Equipes da tropa especializada Rondesp Central faziam patrulhas em uma localidade do bairro conhecida como Buracão quando perceberam a presença de um grupo armado, que teria disparado contra as viaturas. Houve confronto e os seis homens acabaram feridos, informou a polícia.
A identidade das vítimas não foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública.
As vítimas foram levadas para o Hospital Roberto Santos, mas morreram. O policial militar atingido de raspão por um tiro também foi levado para um hospital, mas não há informações sobre seu estado de saúde.
De acordo com a PM, foram encontradas três pistolas, três revólveres, carregadores, munições e drogas com os homens. Os suspeitos mortos, acrescentou a polícia, eram traficantes que atentaram contra uma viatura da corporação na última quarta-feira 15. As circunstâncias das mortes serão investigadas pela Polícia Civil.
O caso é mais um dentre os tantos que escancaram a crise na segurança pública pela qual a Bahia passa. Em 2019, o estado superou o Rio de Janeiro e, desde então, tem o maior número de assassinatos do país. No ano passado, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 6.659 mortes violentas foram registradas, uma média de 18 por dia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Mãe de criança com autismo denuncia discriminação durante atendimento em shopping na Bahia
Por Wendal Carmo
Partido de Lira ameaça planos de Lula no Congresso, mesmo após ganhar cargos no governo
Por Wendal Carmo