Política

Ministério da Justiça muda regras de acesso à pasta após visita da ‘dama do tráfico’

A medida busca endurecer o controle sobre a entrada no Palácio da Justiça

Ministério da Justiça muda regras de acesso à pasta após visita da ‘dama do tráfico’
Ministério da Justiça muda regras de acesso à pasta após visita da ‘dama do tráfico’
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Justiça publicou uma portaria para endurecer as regras de acesso ao Palácio da Justiça, sede da pasta, após duas visitas da esposa de um integrante do Comando Vermelho, conhecida como “dama do tráfico amazonense”.

O caso foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo. Luciane Barbosa Farias – casada com Clemilson dos Santos Farias, conhecido como Tio Patinhas, líder do CV na região – esteve em dois encontros do ministério em um intervalo inferior a três meses.

Ela foi à pasta como acompanhante de Janira Rocha, ex-deputada estadual pelo Rio de Janeiro e vice-presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da Associação Nacional da Advocacia Criminal fluminense.

A nova portaria determina que só será recebido o interessado em “agenda institucional que comunicar, com antecedência mínima de 48 horas da data prevista para realização da reunião ou audiência, os nomes de todos os participantes e acompanhantes para ser possível verificação mais aprofundada“.

Nesta segunda-feira 13, o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Elias Vaz, assumiu publicamente a responsabilidade pelo encontro realizado em maio na sede do ministério. 

“Se teve algum erro, esse erro foi de minha parte por não ter feito uma verificação mais profunda das pessoas que eu iria receber, porque eu poderia ter exigido que cada pessoa que entre na minha sala eu pudesse verificar”, disse Vaz em coletiva de imprensa no Palácio da Justiça.

Leia a íntegra da nova portaria:

PORTARIA Nº 1601, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2023

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo