Política

Governo Lula dá 24 horas para Enel detalhar ações sobre fornecimento de energia em São Paulo

O estado enfrentou um temporal na última terça-feira 3 e algumas regiões ainda sofrem um apagão

Foto: Alexandre Suplicy/Reprodução
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Justiça notificou nesta segunda-feira 6 a Enel, concessionária de energia elétrica em São Paulo, e cobrou o eslcarecimento de ações para restabelecer o serviço nas cidades atingidas pela tempestade da última sexta-feira 3. 

A falha deixou 2,1 milhões de pessoas em 41 municípios sem luz. A empresa, no entanto, comunicou que o fornecimento completo só voltaria ao normal nesta terça-feira 7.

Por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, o governo Lula (PT) exige explicações sobre a “regularização do serviço essencial” e os recursos investidos nas ações, em até 24 horas. 

Além disso, a pasta determina que a empresa publique orientações para os consumidores que sofreram prejuízo material com o apagão, a fim de que eles consigam ressarcimento ou reparo do equipamento.

Nesta segunda, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) acionou o MP contra a Enel. No documento, ela argumenta que a dificuldade no restabelecimento de energia elétrica pode representar uma falta de planejamento em meio ao aquecimento global.

Na mesma linha, o Ministério da Justiça solicitou à empresa um “plano de contingência diante de eventos climáticos extremos com detalhamento claro das ameaças, a resposta imediata ao problema, os prazos de conclusão”.

Em nota, a Enel São Paulo informou ter restabelecido a energia para “mais de 76% dos clientes que tiveram o fornecimento impactado após o vendaval da última sexta-feira”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo