CartaExpressa
Ex-deputada do PSOL apresenta queixa-crime contra bolsonarista que a acusou de ‘apoiar’ o Hamas
O caso está sob relatoria do ministro Kassio Nunes Marques, do STF


A ex-deputada Maria José da Conceição Maninha (PSOL-DF) apresentou uma queixa-crime ao Supremo Tribunal Federal contra o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO).
Isto, porque o parlamentar bolsonarista divulgou uma lista de nomes de supostos “apoiadores” do grupo terrorista Hamas. No documento, enviado à embaixada dos. Estados Unidos no Brasil, também estava o nome dela.
O caso protocolado na sexta-feira 27 está sob relatoria do ministro Kassio Nunes Marques, no STF.
Na lista, também estão os nomes de ministros, como Alexandre Padilha (PT-SP), e de diversos parlamentares do PT, PSOL, PCdoB e PSB. além de entidades, como a Frente Nacional de Lutas do Campo.
Leia o documento enviado à embaixada na íntegra:
Ofício nº 027-2023_EMBAIXADA AMERICANA_INFORMAÇÕES SOBRE BRASILEIROS APOIADORES DO HAMAS QUE VIAJAM PARA OS EUAApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

AGU apresenta notícia-crime contra Gustavo Gayer por injúria contra Silvio Almeida
Por CartaCapital
PGR pede que STF colha depoimento de Gustavo Gayer por falas sobre “capacidade cognitiva” de africanos
Por CartaCapital
Israel diz ter atingido 450 alvos do Hamas nas últimas 24 horas
Por André Lucena