CartaExpressa
ONU diz que bombardeio de Israel em campo de refugiados ‘pode’ ser crime de guerra
Mais cedo, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou estar ‘horrorizado’ com os ataques


O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos afirmou, nesta quarta-feira 1º, que os bombardeios mortais de Israel contra o maior campo de refugiados da Faixa de Gaza podem “constituir crimes de guerra”.
Mais cedo, o secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, afirmou estar “horrorizado” com os ataques ao campo de Jabaliya.
“Em vista do alto número de vítimas civis e do alcance da destruição por causa dos bombardeios israelenses no campo de refugiados de Jabaliya, tememos seriamente que estes ataques desproporcionais possam constituir crimes de guerra”, publicou o gabinete do Alto Comissário na plataforma X.
O Ministério da Saúde de Gaza, governado pelo Hamas, reportou nesta quarta “dezenas” de mortos em um bombardeio israelense, o segundo em dois dias, contra o maior acampamento de refugiados do enclave.
Imagens transmitidas pela AFPTV mostram uma enorme destruição no local, e as equipes de resgate afirmaram que “famílias inteiras” morreram na ofensiva.
Na terça-feira 31, um bombardeio contra o acampamento deixou mais de 50 mortos, de acordo com as autoridades de Gaza.
(Com informações da AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Chefe da ONU se diz ‘horrorizado’ com bombardeio israelense em campo de refugiados de Gaza
Por CartaCapital
Guerra entre Israel e Hamas causou mais de 10 mil mortes
Por CartaCapital
RSF denuncia no TPI ‘crimes de guerra’ contra jornalistas no conflito Israel-Hamas
Por AFP