Mundo
As intenções de voto de Massa e Milei no 2º turno da Argentina, segundo nova pesquisa
Instituto projeta disputa acirrada em 19 de novembro; confira os números


Uma pesquisa da CB Consultora Opinión Pública divulgada nesta quarta-feira 25 pelo jornal Clarín mostra um cenário equilibrado no segundo turno da eleição presidencial na Argentina, a ser disputado em 19 de novembro pelo peronista Sergio Massa e pelo ultradireitista Javier Milei.
O instituto considerou dois desenhos para analisar as intenções de voto: um com indecisos e outro apenas com eleitores convictos de irão às urnas no segundo turno.
Confira os números com indecisos:
- Javier Milei: 41,6%;
- Sergio Massa: 40,4%;
- Em Branco/Não votarão: 10,4%; e
- Não sabem: 7,5%.
Veja os dados do cenário sobre o “voto afirmativo”:
- Javier Milei: 50,7%; e
- Sergio Massa: 49,3%.
O levantamento foi conduzido entre segunda e terça-feira, com 1.715 entrevistas online. A margem de erro estimada é de 2,4 pontos percentuais. Massa e Milei estão, portanto, em empate técnico.
Confira o resultado do primeiro turno:
- Sergio Massa: 36,68%;
- Javier Milei: 29,98%;
- Patricia Bullrich: 23,83%;
- Juan Schiaretti: 6,78%; e
- Myriam Bregman: 2,7%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Argentina: Bullrich, da direita ‘tradicional’, decide apoiar a ultradireita de Milei no 2º turno
Por CartaCapital
Como a desistência de peronista na disputa por Buenos Aires impacta no duelo entre Massa e Milei
Por André Lucena