CartaExpressa
Após denúncias de espancamento, Justiça proíbe deputado Da Cunha de se aproximar da esposa
O parlamentar foi acusado pela nutricionista de tê-la agredido até desmaiar e ameaçá-la de morte; ele nega


O Tribunal de Justiça de São Paulo aceitou o pedido de medida protetiva de urgência da nutricionista Betina Grusiecki contra seu companheiro, o deputado federal Delegado Da Cunha (PP).
A decisão foi divulgada pelo G1, nesta quarta-feira 18.
A Justiça decidiu pela proteção após a mulher, de 28 anos, registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Defesa da Mulher de Santos, onde relata que Da Cunha, alcoolizado, começou a discutir, xingá-la e posteriormente a espancou, no último sábado 14.
“Putinha, não serve para nada, lixo”, teria dito o deputado, segundo o relato da mulher. A partir daí, ele teria passado a apertar o pescoço de Betina, bater a cabeça dela na parede até ela desmaiar.
Quando ela acordou, as agressões continuaram. “Vou encher de tiros a sua cabeça. Vou te matar e vou matar sua mãe”, relatou vítima, conforme registro do boletim de ocorrência. Esta não é a primeira vez, em três anos de união estável, que ela relata agressões.
O boletim de ocorrência foi registrado como lesão corporal, ameaça, injúria e violência doméstica. O caso segue sob segredo de justiça.
O deputado nega todas as acusações.
“Houve uma discussão, em meio à comemoração de seu aniversário, mas em nenhum momento ocorreu qualquer tipo de violência física de sua parte”, diz o comunicado, divulgado pelo G1.
A defesa complementou dizendo que os fatos “ficarão comprovados no decorrer do inquérito”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Mesmo eleito e longe da polícia, Da Cunha não abandona o status de ‘delegado youtuber’
Por Ana Luiza Basilio
Polícia de São Paulo devolve arma e distintivo ao delegado Da Cunha
Por CartaCapital
O que dizem Hamas, Jihad Islâmica e Israel sobre ataque a hospital que matou centenas em Gaza
Por CartaCapital
Biden endossa versão de Israel sobre ataque a hospital: ‘Pelo que vi, foi o outro lado’
Por CartaCapital