CartaExpressa
Câmara votará PL que exige certidão de antecedentes criminais para habilitação de casamento
A votação ocorrerá em caráter conclusivo em comissões, ou seja, sem necessidade de passar pelo plenário


Duas comissões da Câmara analisarão um projeto de lei que inclui a Certidão de Antecedentes Criminais entre os documentos necessários a fim de formalizar a habilitação para o casamento.
De autoria da deputada Dayany do Capitão (União-CE), o texto sustenta que os noivos deverão acessar as certidões para ter plenas condições de “reflexão, amadurecimento e tomada da decisão mais convicta sobre o casamento”.
“A apresentação das certidões, popularmente conhecidas como ‘nada consta’, não poderá prejudicar o deferimento da habilitação para matrimônio e terá finalidade meramente informativa”, acrescentou Pimentel.
A Câmara votará o PL em caráter conclusivo – ou seja, a matéria passará apenas pelas comissões designadas para analisá-lo, a não ser que pelo menos 52 deputados peçam para levar a dicussão ao plenário.
(Com informações da Agência Câmara)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Como Lira atua para jogar água na fervura entre o Senado e o STF
Por Wendal Carmo
Câmara aprova projeto que cria programa para reduzir fila no INSS
Por CartaCapital
Pacheco diz que Senado debaterá o fim da reeleição no Brasil
Por CartaCapital