CartaExpressa
Justiça condena Jean Wyllys a indenizar o MBL por ‘extrapolar liberdade de expressão’
Segundo a decisão, críticas do ex-deputado ‘acarretam à entidade autora vilipêndio à honra objetiva’


O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou na quarta-feira 4 o ex-deputado federal Jean Wyllys a indenizar em 10 mil reais o Movimento Brasil Livre, o MBL, por danos morais.
O caso tem como pano de fundo críticas de Wyllys ao compartilhar uma matéria do jornal Folha de S.Paulo, em maio, intitulada Deputados de oposição e MBL planejam manifestações contra cerco à liberdade.
“Cerco à liberdade de quem? Dos defensores do nazismo? Dos assediadores de mulheres sob guerra? Dos insultadores da memória de Marielle Franco? Dos que fecharam a exposição com mentiras? Dos difamadores profissionais? Isso é cerco ao fascismo, que este jornal insiste em empoderar”, escreveu o ex-parlamentar.
O juiz Danilo Mansano Barioni avaliou que a postagem “extrapolou os limites da liberdade de expressão e, mais que isso, acarreta à entidade autora vilipêndio à honra objetiva”.
“A ideia de contraposição aos ideais da parte autora é clara, mas não vem exteriorizada por mera crítica, por argumentos racionais, mas por um enfileiramento de ofensas, tendo como mote primeiro a aniquilação da imagem dos destinatários, com evidente animus injuriandi”, acrescentou o magistrado. Cabe recurso contra a decisão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Quem é o miliciano que pode ser o alvo dos assassinos de médicos no Rio
Por CartaCapital
Metroviários de São Paulo discutem nova greve contra privatizações de Tarcísio
Por Camila da Silva
PEC da venda de plasma pode gerar apagão de doações de sangue, diz secretário da Saúde
Por Victor Ohana
Pacheco diz que Senado debaterá o fim da reeleição no Brasil
Por CartaCapital
A posição do governo Lula no embate entre Congresso e STF
Por CartaCapital