CartaExpressa
Tabata aciona o STF contra PL que proíbe casamento homoafetivo: ‘Inconstitucional’
Parecer a favor do projeto seria votado nesta terça em comissão, mas a análise foi adiada


A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) anunciou nesta terça-feira 19 ter acionado o Supremo Tribunal Federal contra o projeto de lei que pode proibir o reconhecimento do casamento civil homoafetivo.
“Inconstitucional e carregado de preconceitos, esse é um projeto que fere a liberdade e a existência de famílias e indivíduos. Amor nunca será o problema, a intolerância, sim”, escreveu Tabata no X, ex-Twitter.
O parecer do deputado Pastor Eurico (PL-PE), favorável à proposta, seria votado nesta terça pela Comissão de Previdência e Família da Câmara. Após uma tumultuada sessão, no entanto, a análise foi adiada para a próxima quarta 27.
A audiência desta terça também foi marcada por protestos de ativistas. Antes da sessão, manifestantes entoaram cânticos em defesa da população LGBTQIA+ e contaram com o endosso de deputados de esquerda.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Comissão volta a adiar votação de projeto para proibir o casamento homoafetivo
Por Caio César
Institucionalização é desafio constante para pastorais católicas LGBTQIA+
Por Jeferson Batista e Luis Rabello
Desembargador diz que ‘transexual não é mulher’ após STF equiparar ofensa contra LGBT+ a injúria racial
Por Ana Luiza Basilio