CartaExpressa
Blogueiro condenado por planejar atentado a bomba chega a Brasília
Wellington Macedo de Souza foi preso no Paraguai e entregue às autoridades brasileiras


O blogueiro Wellington Macedo de Souza, um dos três condenados pela tentativa de explodir uma bomba no Aeroporto Internacional de Brasília em dezembro de 2022, chegou à capital federal por volta das 15h desta sexta-feira 15. Ele foi preso na quinta, em Cidade do Leste, no Paraguai, e entregue às autoridades brasileiras.
Os outros condenados, Alan Diego dos Santos Rodrigues e George Washington de Oliveira Sousa, já estavam presos.
Wellington de Souza foi condenado a seis anos de prisão, em regime inicial fechado, e multa de 9,6 mil reais.
O bolsonarista já havia sido preso em 2021 por incentivar atos antidemocráticos, mas foi solto pouco depois. Desde então, utilizava tornozeleira eletrônica, mas isso não o impediu de articular a tentativa de explodir o artefato em Brasília e de frequentar o acampamento montado por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) em frente ao quartel-general do Exército.
Ele quebrou a tornozeleira dois dias após o episódio da bomba e, mesmo considerado foragido da Justiça, tentou entrar na cerimônia de posse do presidente do Paraguai, Santiago Peña. O explosivo foi colocado em um caminhão de combustíveis, mas o motorista do veículo identificou a carga desconhecida antes que o material fosse detonado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro recebe alta após novas cirurgias e deixará hospital em São Paulo
Por Wendal Carmo
Imprensa europeia repercute condenações “exemplares” de bolsonaristas por ataques de 8 de Janeiro
Por RFI
Brasil tem 29% de petistas e 25% de bolsonaristas, aponta Datafolha
Por CartaCapital