CartaExpressa
Solidariedade expulsa advogado de condenado no 8 de Janeiro que acusou Moraes de ter raiva de ‘patriotas’
Advogado usou a tribuna do Supremo para atacar os ministros da Corte e, segundo o partido, promoveu discurso de ódio ao acusar o ministro Alexandre de Moraes


Hery Kattwinkel, advogado de um dos réus condenados pelo 8 de Janeiro, foi expulso pelo partido Solidariedade na noite desta quinta-feira 14 após promover ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal no julgamento que condenou os primeiros envolvidos nos atos golpistas.
Na tribuna do STF, Kattwinkel promoveu, segundo o partido, discurso de ódio ao ofender o ministro Alexandre de Moraes. Ele disse, entre outras muitas acusações, que Moraes teria raiva de ‘patriotas’. O ministro, ainda na sessão, rebateu:
“Patético e medíocre que um advogado suba à tribuna com um discurso de ódio, um discurso para postar nas redes sociais, que veio aqui agredir o STF, talvez pretendendo ser vereador no ano que vem”, disse o magistrado.
O cliente de Kattwinkel, Thiago de Assis Mathar, foi condenado a 14 de anos de prisão por ter cometido os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e deterioração do patrimônio público.
“O Sr. Hery Waldir Kattwinkel Júnior ocupou a tribuna do Supremo Tribunal Federal para protagonizar um grotesco espetáculo de ataques aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, verbalizando e endossando o discurso de ódio, não raro permeado de fake news, que contaminou parte da sociedade brasileira”, afirmou o Solidariedade em nota ao confirmar a expulsão do advogado.
Hery Kattwinkel é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. No ano passado, ele se candidatou a deputado estadual pelo Solidariedade, mas não se elegeu.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Patético e medíocre’: Moraes rebate advogado de réu que o acusou de ter raiva de ‘patriotas’
Por Marina Verenicz
Advogado de réu do 8 de Janeiro ataca ministros durante julgamento no STF: ‘São as pessoas mais odiadas do País’
Por CartaCapital
Voto de Moraes prevalece e STF condena o 3º réu do 8 de Janeiro a 17 anos de prisão
Por CartaCapital
Maioria do STF segue Moraes e condena o 2º réu do 8 de Janeiro a 14 anos de prisão
Por CartaCapital