Educação
USP é a melhor universidade em ranking da América Latina; outras 34 brasileiras melhoram pontuação
Brasil é o país com o maior número de universidades listadas no ranking QS; Unicamp alcançou terceiro lugar


Entre as 10 melhores colocadas no ranking também estão a Unicamp, que ocupa o terceiro lugar; a UFRJ, em oitavo; e a Unesp, em décimo. Outras nove universidades brasileiras estão listadas entre as 50 melhores.
No total, 97 universidades brasileiras compõem a lista geral. 31, no entanto, desceram na pontuação geral e outras 31 permaneceram na mesma classificação ou faixa (a partir da 150º posição, as instituições são agrupadas).
O Brasil é o país com o maior número de universidades no ranking e, nas melhores colocações estão as universidades públicas. Das 13 instituições entre as 50 melhores da América Latina e Caribe, 12 são públicas.
O World University Ranking utiliza cinco critérios básicos para classificar as universidades. São eles:
- internacionalização;
- impacto da pesquisa;
- produtividade da pesquisa;
- compromisso docente;
- e empregabilidade.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.