Carta Explica
Cartas Capitais
Bolso protegido O Congresso Nacional é e sempre foi cheio de políticos milionários, que defendem os próprios interesses e de seus assemelhados.Mariane Ludof Segundo Arthur Lira, a proposta para taxar os super-ricos não passará. O presidente da Câmara representa o atraso do País. Se desejasse, […]


Bolso protegido
O Congresso Nacional é e sempre foi cheio de políticos milionários, que defendem os próprios interesses e de seus assemelhados.
Mariane Ludof
Segundo Arthur Lira, a proposta para taxar os super-ricos não passará. O presidente da Câmara representa o atraso do País. Se desejasse, a proposta passaria fácil. Mas ele é um desses endinheirados com fome insaciável.
Maria Aparecida Gonzaga
O Congresso Nacional não representa os interesses da maioria do povo, dos 99,9% dos brasileiros. Defende a posição do 0,1% milionário da população.
Fábio Machado
Jabuticaba ambiental
É preciso desenvolver o País diminuindo o consumo de petróleo. Esse é o melhor modelo para a transição energética. Temos de explorar apenas os poços de petróleo já abertos, não faz sentido abrir novos poços. Não temos escolha. Ou tomamos essa decisão ou aceleramos as mudanças climáticas. É hora de investir pesadamente em energias renováveis. O Brasil precisa ter uma matriz energética renovável. A saúde do planeta não espera.
Rosa Carmina Couto
Diversidade na Suprema Corte
Creio que Lula indicará uma mulher negra ao STF. Se não o fizer, perderá a oportunidade de elevar ainda mais sua reputação como o maior presidente democrata deste país. Não se trata apenas de uma questão de justiça histórica, e sim de respeito à diversidade no Brasil. As mulheres negras devem estar representadas em todas as instâncias de poder, inclusive na Suprema Corte.
José Carlos Gama
Invasão premiada
É um absurdo indenizar invasores de terras indígenas. O ministro Alexandre de Moraes quer o quê, afagar os ruralistas com dinheiro público?
Adília Inácio
A questão mais grave da sentença do Moraes não é a indenização aos fazendeiros, e sim a ideia de deslocar os indígenas para outras áreas, diferentes daquelas que ocupavam tradicionalmente. A turma do agronegócio não se cansa de repetir: “Manda esses índios pra Amazônia, lá tem floresta”.
Vincent Carelli
Os ruralistas invadem, cercam e se apoderam das terras indígenas, quilombolas e da União. Para devolverem serão indenizados? Ninguém vê nada de errado? Eles que deveriam pagar por usurpar terras alheias.
André Rabello
Nada inofensivo
E agora, o que vai ser feito? Jair Bolsonaro liberou centenas de agrotóxicos proibidos em outros países. O atual presidente não vai tirá-los de circulação? Ninguém está preocupado em regulamentar o uso desses venenos?
Denise Reber
Tecnologia desumanizadora
Como sociedade, precisamos ter a decência de garantir a cidadania e a autonomia dos idosos. A exclusão digital dessas pessoas é absurda.
Luciana Santos
Para qualquer quadrante que se olhe, o foco é sempre o lucro.
Alípio Correia
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
