Editorial

assine e leia

O intruso

O chamado Homo sapiens, no Brasil e no mundo, exibiu sua falta de sabedoria

E do que se riem estes senhores? – Imagem: Stephen Jaffe/AFP
Apoie Siga-nos no

Como cidadãos do Brasil e do mundo, não colhemos neste momento motivos de satisfação ou mesmo de alegria. Valores cultivados em outros tempos, morais e éticos, foram aposentados. Se nos referimos ao mundo, somos forçados a reconhecer o reinado da lei da selva. O mais forte manda e o resto se conforma. Falando desta nossa terra abençoada por Deus e bonita por natureza, vale perguntar aos nossos perplexos botões se este país é governável, à sombra do eterno recurso da conciliação, na prática de uma política à moda antiga do toma lá dá cá. É dando que se recebe, dizia um vetusto líder do Centrão, realidade perene da nossa inesgotável medievalidade.

Vivemos de fato a desigualdade de sempre, a presença de casa-grande e senzala, sem que nada se pratique para corrigir a disparidade monstruosa. Pelo contrário, excogitam-se remédios para dilatar o malfeito. Neste exato instante, o presidente Lula procura abrigar no governo o Progressistas (PP), partido do presidente da Câmara, Arthur Lira, e o Republicanos, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus. Estes dois partidos integraram formalmente a base de apoio de Jair Bolsonaro. Acordos foram selados para que representantes de ambas as agremiações passem a figurar no atual governo. ­Permito-me lembrar que um dos próximos ministros se chama André Fufuca.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo