CartaExpressa

Papa lamenta que ideologia reacionária tenha substituído a fé nas igrejas dos EUA

O pontífice enfrenta resistência no país com o crescimento de uma ala conservadora alinhada aos valores políticos da extrema-direita

Papa lamenta que ideologia reacionária tenha substituído a fé nas igrejas dos EUA
Papa lamenta que ideologia reacionária tenha substituído a fé nas igrejas dos EUA
Créditos: MIGUEL RIOPA / AFP
Apoie Siga-nos no

O Papa Francisco lamentou o rumo que a Igreja Católica levou nos Estados Unidos, a qual classificou como “reacionária” e com uma ideologia política que substituiu a fé. A opinião do pontífice foi publicada neste domingo 27 pela revista jesuíta Civilta Cattolica.

A declaração havia sido dada em 5 de agosto, durante uma reunião privada em Lisboa com membros da ordem dos jesuítas. Durante uma sessão de perguntas e respostas, um dos membros lamentou o período sabático em que esteve nos Estados Unidos por tomar conhecimento de que lá muitos católicos, incluindo bispos, serem hostis à figura de Francisco.

“Vocês viram que nos Estados Unidos a situação não é fácil: há uma atitude reacionária muito forte. Ela é organizada e molda a maneira como as pessoas pertencem, até mesmo emocionalmente”, respondeu o Papa. “Lá, a pessoa pode perder a verdadeira tradição e se voltar para as ideologias em busca de apoio. Em outras palavras, a ideologia substitui a fé”, destaca trecho da revista.

As pautas progressistas defendidas por Francisco constantemente causam atritos com a Igreja e os fiéis espalhados pelo mundo. Ele é o primeiro Papa a falar abertamente sobre o acolhimento de pessoas LGBTs pela comunidade católica e um dos poucos a questionar o papel da mulher dentro da igreja.

O posicionamento do pontífice contrasta com os rumos do conservadorismo nos Estados Unidos, que muitas vezes se alia a ideologias políticas da extrema-direita para criticar Francisco por abordar questões como imigração, controle de armas e oposição à pena de morte.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo