CartaExpressa
Bolsonaro apresenta extratos bancários ao STF, mas pede para que dados fiquem em sigilo
A entrega dos documentos ocorre poucos dias após Alexandre de Moraes determinar a quebra do sigilo bancário do ex-presidente; Michelle, alvo da mesma decisão, ainda não enviou os extratos


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) os extratos referentes ao período em que ocupou a Presidência da República. A entrega aconteceu na última quinta-feira 24, cumprindo a decisão tomada na semana passada pelo ministro Alexandre de Moraes, que determinou a quebra do sigilo bancário do ex-presidente.
Ao entregar os extratos, a defesa de Bolsonaro pediu que seja decretado sigilo nos autos do processo, que tem como objetivo investigar se os valores referentes às vendas das joias recebidas por autoridades estrangeiras foram enviados ao ex-presidente.
“Considerando o teor dos documentos ora apresentados, requer a decretação do sigilo da presente petição e seus anexos. Não obstante, informa que está à disposição da Justiça para quaisquer esclarecimentos acerca de sua movimentação bancária”, diz um trecho da petição, revelada pelo portal G1.
Apesar da entrega da defesa de Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ainda não enviou os extratos bancários. A decisão de Moraes também determinou a quebra do sigilo bancário dela.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Relatório demonstra como o governo Bolsonaro “estrangulou” a saúde Yanomami
Por Agência Pública
Juiz determina retomada urgente de programa extinto por Bolsonaro que distribuia água a 1,6 mi no Nordeste
Por Wendal Carmo
Bolsonaro vai pedir devolução de joias entregues ao TCU, diz advogado
Por André Lucena
Entenda as suspeitas que motivaram a operação policial contra Jair Renan Bolsonaro
Por André Lucena