CartaExpressa

STF autoriza sargento do Exército a ficar em silêncio na CPMI do 8 de Janeiro

O depoimento de Luis Marcos dos Reis, ex-auxiliar de Jair Bolsonaro, está marcado para esta quinta-feira 24

STF autoriza sargento do Exército a ficar em silêncio na CPMI do 8 de Janeiro
STF autoriza sargento do Exército a ficar em silêncio na CPMI do 8 de Janeiro
Tenente-coronel Mauro Cid e o militar Luis Marcos dos Reis: subordinado a Cid fez repasses milionários para madeireira em Goiânia — Foto: Agência Senado e reprodução
Apoie Siga-nos no

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, autorizou o segundo-sargento do Exército Luis Marcos dos Reis a permanecer em silêncio durante o seu depoimento à CPMI do 8 de Janeiro, marcado para esta quinta-feira 24.

O militar, ex-auxiliar de Jair Bolsonaro, poderá silenciar diante de perguntas que o incriminem, mas não tem aval para deixar de responder a questões ligadas a temas como seus dados pessoais e sua qualificação.

Reis também não poderá “faltar com a verdade quanto aos demais questionamentos não inseridos, nem contidos nesta cláusula”. Ele terá direito de ser assistido por seus advogados.

Cármen rejeitou, porém, o pedido da defesa para que o militar não fosse obrigado a comparecer à CPMI. Segundo ela, Reis tem “o dever” de respeitar a convocação.

Luis Marcos dos Reis teria movimentado 3,3 milhões de reais para o tenente-coronel Mauro Cid, ex-chefe da Ajudância de Ordens de Bolsonaro. O segundo-sargento também é suspeito de ter participado da organização dos ataques golpistas de 8 de Janeiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo