Política
Prefeito de São Paulo assina contrato para programa de reconhecimento facial
O sistema é visto com preocupação por instituições e pesquisadores ligados aos direitos humanos


O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), assinou nesta segunda-feira 7 o contrato para instalar um programa de monitoramento e reconhecimento facial, o Smart Sampa.
Com a adesão, a cidade passará a contar com câmeras de reconhecimento facial como ferramenta de segurança pública. Os equipamentos dispararão um alerta para uma central de monitoramento sempre que identificarem o rosto de uma pessoa procurada pela Justiça ou com aviso de desaparecida nos bancos de dados oficiais. As câmeras também serão usadas para apuração de assaltos, furtos e outros crimes.
Segundo o cronograma anunciado pela prefeitura, as primeiras 200 câmeras próprias começam a operar em outubro. Até fevereiro do ano que vem, serão 5 mil. A previsão é ter as 20 mil câmeras próprias funcionando no fim de 2024.
O sistema será operado por um consórcio formado pelas empresas CLD – Construtora, Laços Detentores e Eletrônica LTDA, Flama Serviços LTDA, Camerite Sistemas S.A. e PK9 Tecnologia e Serviços LTDA. O grupo fez uma oferta de 9,8 milhões de reais no pregão, realizado no fim de maio.
O Smart Sampa é visto com preocupação por instituições e pesquisadores ligados aos direitos humanos, que entendem que a ferramenta pode contribuir para um viés discriminatório, sobretudo em relação às pessoas negras. Também há ponderações feitas por instituições ligadas à proteção de dados pessoais, uma vez que o sistema captará e armazenará informações sem o consentimento dos cidadãos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após repercussão negativa, Tarcísio recua e diz que vai oferecer material didático impresso em São Paulo
Por Camila da Silva
PT oficializa apoio a Boulos para eleição a prefeitura de São Paulo em 2024
Por CartaCapital
Prefeitura de São Paulo cerca praças históricas da capital
Por CartaCapital
MP diz ter recebido imagens das câmeras de policiais em ação no Guarujá
Por André Lucena