Mundo
Maduro diz que a Venezuela enviou proposta para entrar no Brics
Em junho, o bloco econômico havia sinalizado a abertura para a adesão de novos países-membros


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou na segunda-feira 31 que o país enviou uma proposta oficial para entrar no Brics, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O líder venezuelano espera uma “resposta positiva” dos países que compõem o grupo, incluindo o Brasil.
“Esperamos uma resposta positiva para que a Venezuela entre o mais cedo possível na dinâmica do Brics a aprender, apoiar e ajudar”, ressalta Maduro na emissora estatal.
O Brics é um bloco de apoio mútuo e busca principalmente acordos econômicos entre os países-membros. Em junho, o bloco anunciou estar disposto a incorporar novos membros para um ‘reequilíbrio’ mundial. Desde então, mais de 20 países lançaram propostas.
A entrada da Venezuela ao bloco já havia sido ventilada durante a visita de Maduro ao Brasil, em maio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, à época, ser “favorável” à adesão venezuelana.
A próxima cúpula do Brics ocorre entre os dias 22 e 24 de agosto em Joanesburgo, na África do Sul.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O apelo de Lula e outros líderes por eleições justas e transparentes da Venezuela
Por Wendal Carmo
Dilma e Putin defendem transações sem dólar após encontro na Rússia
Por CartaCapital
Ampliação dos BRICS?
Por Paulo Nogueira Batista Jr.
Putin não participará da cúpula dos Brics na África do Sul
Por AFP