Política

Zeca Dirceu quer Requião no PT, mas deseja disputar vaga de Moro em caso de cassação

A CartaCapital, o líder do PT na Câmara afirmou não concordar com as críticas feitas pelo ex-emedebista aos petistas

Zeca Dirceu quer Requião no PT, mas deseja disputar vaga de Moro em caso de cassação
Zeca Dirceu quer Requião no PT, mas deseja disputar vaga de Moro em caso de cassação
O líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu (PR) afirma se dedicar para que o ex-governador do Paraná Roberto Requião permaneça na legenda, mas diz não concordar com as críticas feitas pelo ex-emedebista aos petistas.

Em entrevista ao canal de CartaCapital no YouTube, nesta sexta-feira 28, Dirceu declarou que a candidatura de Requião ao governo do Paraná em 2022 contribuiu para a ampliação das bancadas petistas do estado no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa.

“Nós queremos, e eu estou me dedicando, obviamente, para que ele permaneça no PT. Isso não quer dizer que eu concorde com todas as críticas que o Requião faz, como ele também não concorda com todas as minhas opiniões”, disse o parlamentar.

O ex-senador Roberto Requião. Foto: Pedro França/Agência Senado

Tradicional quadro político do MDB, Requião se filiou ao PT em março de 2022 e se lançou à disputa pelo governo do Paraná. Depois da derrota para Ratinho Júnior (PSD), o ex-governador ficou desapontado por ter sido preterido entre os recrutados para a equipe de Lula e passou a criticar a base do presidente, sob a avaliação de que “falta lulismo” no governo.

Com a possível cassação do senador Sérgio Moro (União-PR), Requião voltou a ser mencionado como um nome forte para uma eventual candidatura. Porém, atualmente, ele tem flertado com outras agremiações. Nesta semana, Requião recebeu uma visita de Marília Arraes, ex-petista e hoje filiada ao Solidariedade.

Dirceu admitiu ter estado recentemente com Requião, mas avalia que a visita não foi “um fato novo”, já que são amigos e, portanto, os encontros ocorrem “com frequência”.

“Ele é um patrimônio que precisa ser ouvido, precisa ser compreendido, precisa ser respeitado, precisa ser valorizado”, afirmou. “Eu estive, realmente, com o Requião, mas isso não é um fato novo. Eu visito ele com frequência, nós somos amigos, eu tenho gratidão a ele.”

Zeca Dirceu diz querer vaga de Moro

Em relação a uma possível eleição no Paraná para substituir Moro, Dirceu disse também que está pleiteando sua candidatura. Ele informou ter apresentado o seu nome aos diretórios estadual e nacional do PT, além de estar em diálogo com outras legendas para a construção de uma “frente ampla”.

“A eleição do Sérgio Moro ao Senado foi criminosa, porque fez campanha antecipada, trabalhou como caixa dois, teve abuso do poder financeiro”, salientou o filho do ex-ministro José Dirceu.

“E a lei é clara: em situações como essa, cabe e deve existir a cassação e, depois de noventa dias, uma nova eleição. Inclusive, eu estou apresentando o meu nome ao PT do Paraná, ao PT nacional. Não só isso: estou apresentando o meu nome a um conjunto de outros partidos que podem, sim, construir conosco uma frente muito mais ampla.”

Assista à entrevista na íntegra:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo