Política

Governador de Santa Catarina inaugura clube de tiro um dia após decreto de Lula

O bolsonarista Jorginho Mello (PL-SC) foi o convidado de honra no evento; local está próximo de uma escola, o que viola novas regras publicadas pelo governo federal

Governador de Santa Catarina inaugura clube de tiro um dia após decreto de Lula
Governador de Santa Catarina inaugura clube de tiro um dia após decreto de Lula
Jorginho Mello em inauguração de um clube de tiro. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), participou como convidado de honra no evento de inauguração de um clube de tiro no estado no último sábado. O fato chama a atenção por ocorrer apenas um dia após a publicação de um decreto federal que fecha o cerco sobre os estabelecimentos e visa reduzir a circulação de armas de fogo no Brasil. As informações são do jornal O Globo desta sexta-feira 28.

Conforme os registros nas redes sociais do clube, o político bolsonarista usou seu discurso para pregar contra o eixo do decreto de Lula (PT). A medida do governo, entre outras ações, reduziu o limite de armas por atirador de 60 para 16. Mello se posicionou no sentido contrário ao texto:

“[Vamos] reconstruir o que garante a segurança da família, porque arma não pode estar na mão de bandido, mas na pessoa de bem, na mão do brasileiro, a arma tem que estar”, disse o governador.

A visita de Mello ao clube de tiro contrasta também com a vontade do governo federal de reduzir o número de estabelecimentos. O presidente Lula chegou a dizer, ao longo desta semana, que pretendia fechar todos os clubes privados e manter apenas aqueles usados pelas forças de segurança.

Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, foi mais ameno e afirmou que a política irá focar em encerrar as atividades apenas daqueles que não cumprirem a nova legislação. A mudança mais significativa no tema prevê horários mais restritos para funcionamento. Há restrições também na distância entre o clube de tiro e escolas.

O clube inaugurado por Mello, segundo o jornal, estaria irregular. Batizado de Top Gun Floripa, o estabelecimento fica em São José, cidade do entorno da capital catarinense, e está localizado a poucos metros do Centro Educacional Municipal Escola do Mar Flávia Scarpelli Leite, o que viola as novas regras.

Nos registros publicados na rede do clube de tiro, o governador também aparece ao lado de crianças circulando pelo local recém-inaugurado. Os jovens, nas imagens, aparecem próximos a vitrines onde são expostos os armamentos do clube.

Outros políticos bolsonaristas também estiveram no local. Também pelos perfis do Top Gun é possível ver a Julia Zanatta (PL) discursando contra o decreto do governo e cobrando ‘união nessa guerra’. Termos semelhantes reaparecem em frases ditas por outros convidados. A deputada Caroline de Toni (PL) é outra que circulou pelo local durante a inauguração.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo