CartaExpressa
As primeiras baixas no Ministério do Turismo após a chegada de Celso Sabino
Diário Oficial da União desta sexta-feira tem três exonerações na pasta comandada pelo deputado


O Ministério do Turismo registrou, nesta sexta-feira 21, as primeiras demissões desde a chegada de Celso Sabino ao comando. Ao todo, foram três exonerações registradas no Diário Oficial. As baixas foram assinadas por Rui Costa, da Casa Civil.
Entre as demissões, está a de Marcelo Lima Costa, que ocupava o posto de Secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo do Ministério do Turismo. Ele estava no posto durante a gestão de Daniela Carneiro. Antes, tinha ocupado o cargo de diretor de programa Internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento e foi secretário-executivo do Turismo de São Paulo entre 2019 e 2020.
No DOU, não consta a nomeação de um substituto de Marcelo. O site do ministério também não foi atualizado. Por lá, Daniela ainda é ministra.
Sabino também aproveitou para demitir dois funcionários diretamente ligados ao seu gabinete, são eles: Elildo Nunes da Costa, que era assessor especial da ministra Daniela; e Juliana Rodrigues de Negreiros, antiga chefe de gabinete da ministra.
Os dois eram auxiliares de Daniela na Câmara entre 2019 e 2022 e acompanharam a política quando foi nomeada no Turismo. Ainda não há confirmação se os dois deverão retornar ao gabinete da deputada na Câmara.
Apenas o cargo de Juliana foi reposto nesta sexta-feira. Para o seu lugar, Sabino escolheu Ana Carla Machado Lopes. Segundo o site oficial da Câmara dos Deputados, ela é funcionária no gabinete de Sabino desde 2019. Os registros mostram que ela já ocupou diferentes funções, sendo secretaria parlamentar na maior parte da jornada. Nos últimos meses, constava na lista de nomeados no ‘cargo de natureza especial’.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Turismo: Lula publica a nomeação de Celso Sabino no Diário Oficial
Por CartaCapital
Conheça os projetos apresentados por Celso Sabino, o novo ministro do Turismo
Por Wendal Carmo
Lula confirma Celso Sabino no Turismo; conheça o novo ministro
Por André Lucena e Wendal Carmo
‘Não são os partidos que pedem ministérios, é o presidente quem oferece’, diz Lula sobre negociação com o Centrão
Por Getulio Xavier
Gleisi admite que PT pode perder espaço no governo em reforma ministerial
Por CartaCapital