CartaExpressa
Dino determina a suspensão de perfis regionais da PF e PRF após postagem pró-Bolsonaro
A exclusão deve considerar plataformas como Instagram, Facebook, Twitter, Youtube e Linkedin, mantendo ativos apenas os perfis nacionais das corporações
O ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou a suspensão dos perfis regionais da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal nas redes sociais.
A decisão, publicada em portaria nesta quinta-feira 29, foi tomada depois que a Superintendência da PRF em Sergipe fez uma publicação em suas redes sobre uma campanha de arrecadação de dinheiro via Pix para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Fica determinada a exclusão dos perfis de redes como Instagram, Facebook, Twitter, Youtube e Linkedin, entre outras. Devem permanecer ativos apenas os perfis nacional de ambas as corporações.
O texto da portaria diz ainda que os órgãos deverão fazer uma análise de conveniência e seguranças dos perfis e encaminhá-la ao Ministério da Justiça em um prazo de 30 dias. E que o gerenciamento dos perfis será feito de maneira centralizada pela coordenação de comunicação da PF e PRF.
Após a divulgação do caso, o Ministério da Justiça alegou se tratar de um ‘ataque hacker’. A pasta acrescentou que a corporação não pede doações para nenhuma pessoa pública ou partido político e que o pedido de Pix a Bolsonaro, portanto, se trata de um golpe.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Ataque hacker’, diz Ministério da Justiça após perfil da PRF pedir Pix para Bolsonaro
Por CartaCapital
PRF em Sergipe faz campanha de arrecadação pró-Bolsonaro em conta oficial do Instagram
Por Wendal Carmo
‘Precisam aprender a aceitar o resultado das eleições’, diz Lula sobre trama golpista no entorno de Bolsonaro
Por André Lucena
Lula pressiona Senado para emparedar Campos Neto
Por André Lucena
‘Desinformação generalizada e desvio de finalidade’, diz ministro sobre reunião de Bolsonaro com embaixadores
Por Victor Ohana


