CartaExpressa
Fávaro critica Campos Neto por Selic de 13,75%: ‘O Brasil não pode ficar refém’
As declarações foram concedidas durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra, nesta terça-feira 27


O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, criticou a condução da política monetária pelo Banco Central, sob a presidência de Roberto Campos Neto, e questionou a manutenção da taxa básica de juros em 13,75% ao ano. As declarações concedidas durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra, nesta terça-feira 27.
“Nós temos que convocar o presidente do Banco Central. Temos que saber qual é a responsabilidade dele com o Brasil. Uma das metas do Banco Central é trabalhar o controle da inflação, e isso está indo muito bem. A política econômica está indo muito bem, dando sinais cada vez mais fortes de que o controle da inflação é permanente. Qual sentido se faz em ter taxas de juros básicas a 13,75%?”, questionou.
“O que ele pensa dos empregos? O que ele pensa do desenvolvimento deste País? Quem aprovou o nome dele foi o Senado e, ao aprová-lo, foi nessas bases e compromissos. E nós temos que cobrar o posicionamento dele”, prosseguiu. “O Brasil não pode ficar refém de uma pessoa que não tenha compromisso com a geração de emprego, com o desenvolvimento econômico. É claro que tem que ter compromisso com o controle da inflação, todos nós temos, essa equipe econômica e esse governo têm esse compromisso. Não podemos continuar dessa forma.”
Nesta terça-feira 27, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou quatro requerimentos para que o presidente do Banco Central seja convidado mais uma vez a prestar esclarecimentos sobre a política monetária e a definição da taxa Selic. A sessão ainda será agendada.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula anuncia Plano Safra com R$ 364 bi para médios e grandes produtores
Por CartaCapital
Lula tem inúmeros acertos em política externa, mas a diplomacia também se ressente de erros
Por Milton Rondó
Lula propõe criar ‘balcão de áreas improdutivas’ para diminuir conflitos pela terra no País
Por André Lucena
Lula decide participar do encontro do Foro de São Paulo, em Brasília
Por Wendal Carmo
Campos Neto terá de se explicar mais uma vez ao Congresso por Selic de 13,75%
Por CartaCapital