CartaExpressa
Marcos do Val apresenta atestado para não prestar depoimento à PF
O atestado apresentado aos investigadores é o mesmo levado ao Senado Federal para pedir o afastamento das funções de parlamentar


O senador Marcos do Val (Podemos-ES) apresentou um atestado médico para atrasar a tomada do seu depoimento pela Polícia Federal. A oitiva está prevista após o parlamentar ser alvo de uma operação que apura, entre outros itens, seu envolvimento em uma trama golpista supostamente elaborada por Daniel Silveira (PTB) com anuência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A informação da apresentação do atestado para atrasar o depoimento é do blog de Andréia Sadi, no site G1, nesta terça-feira 27. De acordo com a reportagem, Do Val teria se negado a prestar depoimento no dia da operação e, como é parlamentar, poderia escolher uma nova data, o que também não fez.
O atestado apresentado aos investigadores é o mesmo levado ao Senado Federal para pedir o afastamento das funções. É válido, segundo o blog, até outubro deste ano. A licença no Senado é ‘por tempo indeterminado’ para cuidar de questões de saúde. Antes de se afastar, o parlamentar passou mal em seu gabinete e chegou a ser atendido no posto médico do Congresso.
De acordo com a assessoria de imprensa de Do Val, ele foi “aconselhado pela junta médica a licenciar-se imediatamente das suas atividades parlamentares e cuidar de sua saúde”.
O afastamento, importante citar, coincide com a deflagração da operação nos endereços do parlamentar. A PF apura tentativa de obstrução das investigações, divulgação de documentos sigilosos, associação criminosa e tentativa de golpe de Estado. Ele revelou em entrevistas há alguns meses que teria sido coagido por Jair Bolsonaro e aliados a gravar ilegalmente o ministro Alexandre de Moraes. Depois, mudou por diversas vezes a versão da história.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Marcos do Val anuncia licença e deve abandonar a CPI do 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo
‘Temos um Judiciário independente’, diz Dino sobre acusações de Marcos do Val
Por CartaCapital
Antes de ser alvo da PF, Marcos do Val divulgou documentos da Abin
Por CartaCapital